Junzuki

Técnica
  • Corpo reto ao andar
  • Não levante o calcanhar de trás ao andar
  • O soco sai apenas ao desenvergar a perna de trás

Para uma técnica mais apurada:

  • Seu joelho não se meche para os lados (para dentro, nem para fora) – em especial o pé de trás
  • Pense em um prego no meio do pé, prendendo o pé que fica atrás no chão. O meio do pé é o que gira, não deve-se levantar o calcanhar nem a ponta do pé. Imagine um prego bem no meio do pé
Exercícios para aprimorar

Exercício de quatro passos:

  • Ande metade do caminho
  • Mova o pé um pouco para frente e lembre-se de manter a espinha reta
  • Quando fizer isso, lembre-se de colocar o peso na perna de trás e sentir plantando o pé no chão
  • Ande para frente, desenvergue e solte o soco

Outro exercício em três etapas:

  • Envergar a perna da frente e puxando o soco – não se concentre na mão que está dando o soco, isso vai acontecer naturalmente
  • Desenvergar a perna de trás e soltando o soco
  • Repetir os dois exercícios ao mesmo tempo, sem se concentrar muito nas mãos. O soco vai sair rápido e com força se fizer o exercício de envergar-desenvergar corretamente

Isto se aplica para TODO o kihon

  • Junzuki pensando em não mexer os joelhos para os lados (dentro e fora)
  • Pense no prego bem no meio do seu pé
O que eu geralmente faço errado, ou o que eu preciso corrigir
  • Calcanhar levantando
  • Tempo do soco saindo diferente do momento de desenvergar da perna
  • Remover toda a folga do corpo (“estica o elástico”). Ao fazer o junzuki, lembre-se do exercício para “criar um quadro (frame) para estabilidade”. Porque você tem um quadro, a estrutura se mantém durante o exercício.
  • Lembre-se do exercício onde você está na postura de junzuki e o Sensei está tentando te empurrar para o lado; sem o quadro (frame), você cai na hora. Com o quadro (frame), seu corpo envia a energia para sua perna para frente e para o chão